segunda-feira, maio 19, 2008

Alemanha, Luxemburgo, Belgica, Franca...

Este mês tive que me deslocar em trabalho à região de Essonne (arredores de Paris) e decidi então juntar o útil ao agradável. A Rita e o Nuno tinham uns dias de férias e os nossos pais estavam também com uma semana de férias escolares e seguimos então para o Luxemburgo no dia 7, via Frankfurt, para passar uns dias de passeio em família e conhecer mais um país. Como eles são lá professores à quase dois anos serviram de guias turísticos. Uma das primeiras surpresas com que nos confrontamos foi a dimensão tão reduzida daquele Ducado. A facilidade com que sem nos apercebermos já estávamos em território Francês, Alemão ou Belga era incrível. Para irmos de uma ponta a outra do país por vezes demorávamos apenas cerca de 45 min(!).
Eles vivem em Niederkorn, a cerca de 15 min da cidade de Luxemburgo. Perto do parque Europeu, um paraíso económico encaixado entre França, Bélgica e Luxemburgo, desfrutando das diferentes regalias de cada país. Uma região fortemente industrializada e dominada pela indústria mineira, em particular pelo "império" da Arcelor Mittal e os seus aços. No entanto predomina uma das principais características do país, a infindável extensão de bosques. Lindo!
Um dos primeiros sítios que visitámos foi a cidade de Luxemburgo onde percebemos o porquê de este país ser considerado um dos nossos principais destinos de emigração. Algumas cidades e vilas têm mais de metade da população de origem portuguesa. É surreal! Nem em França eu me senti assim, eles estão por todo o lado, a trabalhar nas obras na rua, na passadeira ao nosso lado, no restaurante, no comboio, a brincar numa praceta de uma aldeia perdida no meio de nada... os portugueses de facto ali fizeram uma invasão e é verdade que são tratados pelos luxemburgueses como tal... invasores.

A cidade é muito bonita e está essencialmente dominada por bancos, entidades gestoras de investimentos e as suas sedes.
Pode ver-se no meio da vegetacao, um pequeno canal a que eles chamam de rio (!). Um dos dois que atravessam a cidade de Luxemburgo.

A sede de um dos bancos luxemburgueses vista do outro lado do vale em Luxemburgo.

Bancos e mais bancos e mais bancos....


No segundo dia, fomos ate ao nordeste, até a fronteira com a Alemanha visitar a região de dos vinhos do rio Moselle, Echternach, Mullerthal, a "Petit Suisse" Luxembourgese e Vianden e o seu castelo. Valeu a pena, para mim é a região mais bonita do país. Sábado foi a vez de visitar Estrasburgo, em França. Apesar dos cerca de 300 km de distância valeu a viagem.

Segunda segui para França com o meu pai e só regressei na sexta seguinte. Foi uma semana stressante e da qual não guardarei boas memorias. Sábado foi a vez de regressar ao Luxemburgo para ir comprar com a Mamí a roupa dela para o casamento da Rita que já esta para breve e conhecer mais umas ruas e pracetas da cidade. O nosso azar é que aquela semana anterior em que tínhamos passado por um verdadeiro Verão na Europa Central estava agora convertido num Outono habitual destes países e a chuva não ajudava nada ao passeio. O mesmo aconteceu no dia seguinte quando fomos com os dois colegas de escola, o Carlos e a Helena, de regresso à região de Mullerthal e Echternach (claro que em grande parte manipulados por mim que queria ir finalmente à única escola de escalada do Luxemburgo, Berdorf, e assim só tive que arranjar um roteiro que permitisse a passagem por lá). De volta a Echternach seguimos por alguns trilhos muito bem orientados ao longo de cerca de 4 km para ver mais algumas das famosas formações rochosas que os arenitos daquela região nos proporcionam e depois seguimos para Berdorf mas aí o tempo já estava mesmo mau e por isso não deu para ficar muito tempo. Mesmo assim deu para perceber que grande parte da comunidade de escaladores lá vem da alemanha (eu diria 90%) e uma das preocupações que temos que ter é tirar as devidas licenças através do site do ministério. Neste site luxemburguês podem encontrar algumas informações sobre o spot, algumas vias e estes procedimentos formais. Apesar de estar mau tempo estava lá bastante gente e ficou uma enorme vontade de regressar. O sítio é fantástico. Depois seguimos para Beaufort e visitamos o seu castelo (as suas ruínas) e também foi muito interessante. Por fim passámos por um dos ex libris luxemburgueses, a famosa cascata de "Schiessentumpel", tirámos a foto da praxe e regressámos a casa para infelizmente ver o Porto perder a taça...

Recomendo imenso o país, os preços não são tão altos quanto seria de esperar, comparando com outros centros europeus como Paris ou Londres e os combustíveis são mais baratos. Ficou a vontade de regressar e a certeza de um até breve. Deixo algumas imagens.

A escola primaria onde a minha mae da aulas em Niederkorn.

Centro de Echternach.
Pormenores da regiao de "Petit Suisse" no Luxemburgo. Arenitos com formas fantasticas!
Castelo de Vianden na fronteira com a Alemanha
Estrasburgo, Franca Bosques de Echternach
Escola de escalada de Berdorf
Vista do topo das falesias e pormenor de escaladora atras na parede.
Castelo e lago de Beaufort
Famosa cascata de "Schiessentumpel"

Sem comentários: