domingo, novembro 05, 2006

Prades - La Mussara - Siurana - Mont-ral- Montserrat - Monistrol de Montserrat - El Bruc- Vila Nova de Prades


É verdade, a preguiça apoderou-se de mim e o meu plano de fazer um relato mais ou menos diário das férias de Espanha tanto quanto pude fica por aqueles dias que já relatei e aquilo que vos posso garantir é que sem dúvida conheci uma região fantástica. A Cataluña é de uma riqueza cultural, geológica, histórica, paisagística, enfim, longe do que eu imaginava... e o quanto que ficou por conhecer...

O que ficou por contar é muito e são tantos os episódios... como a nossa travessia neste pequeno rasgo na rocha que aparece na foto em La Mussara e que começa por ter a nossa altura e depois reduz-se até termos que ir de gatas... com cerca de 2 m de largura e com um precipício de cerca de 40 m do nosso lado direito... as mochilas às costas... e para voltar atrás teríamos que o contornar por baixo demorando o triplo do tempo. Ou como quando decidimos ir conhecer outro sector em La Mussara... depois de mais alguns encadeamentos do mestre e muitos sustos à mistura decidimos mudar de sector e ir conhecer o 6º que deveria ficar apenas "do outro lado da estrada". O que é certo é que depois de descermos uma pequena ladeira onde quase caíamos por implicância do Márcio eu decidi puxar dos meus "galões de orientação" e meter-nos no meio do mato seguindo aquilo que eu entendi ser um trilho no meio de silvas, trepadeiras dignas da selva amazónica, ladeiras escorregadias, azinheiras e todo o tipo de mato denso que se possa imaginar com espinhos e picos... ao fim de mais de meia hora a cortar caminho (literalmente) e a seguir sabe-se lá o que, o bom senso e alguma vergonha fizeram-me admitir que estava enganada e que seria melhor regressar... aí veio o medo porque apesar de ser dia, termos as tikas (espécie de "farolins" de cabeça) e alguma comida e água nas mochilas (a minha com cerca de 5 kg e a do Márcio com mais de 8, o que a abrir mato em desnível é como se fosse o triplo) ajudou para que se levantasse um pouco de pânico... mas o meu orgulho fez com que enchesse o peito e me metesse a caminho... só ao fim de cerca de um quarto de hora e encontrar um pedaço de vidro verde no chão é que tive a certeza que estávamos bem, pelo menos no trilho certo... nunca me tinha sentido assim, posso seguramente afirmar que nunca tinha estado tão desorientada como desta vez... e o Márcio nem comentou... foi o que melhor fez... deu conta de como tinha ficado com o orgulho magoado e perante o stress a que tínhamos estado sujeitos decidimos nesse dia não escalar mais... fomos passear até Siurana, uma espécie de tréguas que souberam melhor que mil desculpas.

Siurana é simplesmente fantástico e as expectativas foram todas superadas.
No dia seguinte, 31, terça, fomos até Mont-ral onde depois de encadear umas coisas, aturarmos toda aquela feira de franceses que ocupavam as paredes e nos perdermos novamente no meio do mato e eu dar cabo de mais umas calças nas silvas, ainda perdi a minha camisola que tinha comprado de propósito para estas férias... ainda por cima azul! lol! Nesta noite fomos jantar a Montblanc, o centro urbano mais próximo de Prades, onde comemos um hambúrguer e comprámos uns doces regionais deliciosos!
Quinta fomos passar o dia todo em Siurana mas eu já estava na fase "down" e por isso não correu tão bem. Para além disso o dia esteve gelado, cerca de 9 graus com sol aberto!
Sexta fomos para Montserrat. Avistam-se ao longe as agulhas arredondadas da serra e a vista é hipnótica mas a minha conclusão ao fim de dois dias lá, quer dizer, na prática um de escalada, é que esta serra é a sereia dos escaladores. Ao longe as paredes quase que nos puxam mas na via os godos multicolores e escorregadios, as pequenas reentrâncias a que se chamam "gotas de água" a que só por milagre nos conseguimos apoiar, a aproximação de mais de meia hora, mais uma vez no meio do malfadado mato, até às paredes... é claro que o meu mau "astral" mantinha-se... tudo fez com que jurasse que nunca mais lá voltaria.
Saldo final destas férias de escalada em Prades:
Arboli
Kiffelarden 4+ (em top)
Tan fàcil 3+ (à vista!!! pela primeira vez!)
Marfullenga 5+ ou 6a (em top)
Valdric 4+ ou 5 (em top)
La Mussara
Covallonga 4 ou 5 (em top, 35 m)
Kora 4+ (à vista! pela primeira vez!)
Alabama's 5 (em top, enorme!)
Mont-ral
Aresta Bruts 4 (à vista)
Llamp de llamp 4+ (em top)
Cocoricó 4 ou 3+ (à vista)
Vila Nova de Prades
Too 4+ (em top)
e muitos tiros falhados como em Siurana e Montserrat

Sem comentários: