quarta-feira, agosto 29, 2007

Parolitos de Falésia...

Este domingo tive mais uma nova sensação. O Mestre decidiu pegar na equipe de Abismados, Natália, Sesa e João e em mim e levar a passear a cambada até mais uma escola. Fomos conhecer as Buracas. Nós tínhamos passado os dois dias em Poios mas como eu tinha falado com a Lola e sabia que estavam lá ela, o Oso e o Jorge, lá fomos nós ter com eles.

Nunca me senti tão parecida com os domingueiros que encostam a cara e as mãos aos vidros fumados de grandes e vistosos carros que só nos seus maiores sonhos conseguem ambicionar... foi essa a minha sensação ao encostar a mão nas paredes do sector El Dorado ou na famosa "via do Zé". É claro que comparar as fantásticas e portentosas paredes da escola com os ailerons e luzes dos BM's, Mercedes e Fiats Puntos Kitados é de facto quase um crime... mas quem diz a verdade não merece castigo.

Só mudámos de preocupação com a ovelha tresmalhada que angustiadamente pedia ajuda e para onde duas pastoras(?) se estavam a tentar dirigir, no outro lado do vale. Lá ficámos a acompanhar a situação preocupadamente. Depois não sabemos como ficou a dita cuja.

Foi um excelente fim de fim-de-semana. A parte mais louca foi atravessar o IC2 a pé desafiando a morte muito mais que em qualquer outra aventura de escalada. Tudo por um café e umas sandes de leitão e panados na estação de serviço antes de regressarmos a casa...

Os Abismados, João, Sesa e Natália e o Marcito

sexta-feira, agosto 17, 2007

Novidades...

Bem, mais um post e mais uma lembrança... este blog desde o início que foi criado não só com o intuito de registar memórias, desabafos, alegrias... mas especialmente para me (re)lembrar.

Este post para mim será mais um registo a recordar: A minha gata Tica com cerca de 10 anos foi operada; o "Frika" ligou-me ao fim de tantos anos para me convidar para o seu aniversário; os papis chegaram... mais envelhecidos que nunca...; o casamento do Jorge Grande; o meu primeiro quase-acidente com um javali e a vez que quase me perdi a caminho da Gralheira, uma aldeia perdida no meio do Monte Muro para o aniversário da minha grande amiga Martinha; os cachorros da Mishka e os problemas e alegrias que nos causaram; mais uma assembleia de freguesia; o meu desastre em Labruge; o início da actividade profissional e o meu primeiro recibo verde; os meus treinos na Lavra e no Salto; o reencontro do Gonçalo perdido em Luanda; o fantástico fim de semana em Tomar e a primeira via encadeada pela Martinha, a primeira vez que dormi mesmo ao relento, a atenção do Jorge para comigo e com a Martinha e os nossos "pormenores femininos", a festa e dança do Marcito, a Lola, o Magno e o Oso; conheci o famoso "Shaimit"; o regresso do Oscar; fiquei com o emprego que nunca esperei e que me permite assim ficar na região ou até mesmo mudar-me para a Covilhã; a visita às pinturas rupestres de Foz Côa e o maravilhoso almoço em Ervamoira; o meu primeiro trabalho a fazer seguro a miúdos a escalar, em Trancoso; a partida da Martinha de férias para a Costa Rica; o reinicio de diálogo com o Paulo; a crise e a reconciliação dos meus pais; conheci a famosa família Italo-australiana da Melinda e o casamento do Neves... o meu melhor amigo que me deixou assim como a última do clã por casar (o que não é mau); conheci o Hélder; o jantar de aniversário do Oscar; o jantar do clube e o reencontro do surfista perdido em Trancoso... a confirmação da minha viagem sozinha à Tailândia... tantas memórias... tantas palavras que me têm cansado... lê-las não é nem de perto tão cansativo como têm sido estes tempos...



























































































































Este post serve também de registo de uma data muito importante para mim. Faz dia 24 de Agosto um ano que escalei pela primeira vez. Não tivesse eu deixado a piscina da Martinha para ir até ao Fradinho experimentar aquilo de que dois doidos (o Mestre e o Filhote) que tinha conhecido à pouquíssimo tempo, me tinham tanto falado e tudo o que teria perdido neste ano que entretanto passou... As emoções, alegrias, viagens, as pessoas que entretanto conheci, os feitos que nunca pensei conseguir sequer em sonhos realizar e os que a partir de então passei a sonhar um dia vir a fazer. Acima de tudo as grandes amizades que conquistei e a força e energia positiva que esta experiência proporcionou à minha vida.
Obrigada Márcio, devo-o a ti

quarta-feira, agosto 08, 2007

Assalto ao Castelo 007

Em 2005 um grupo de amigos teve a ideia e iniciativa de criar um evento que ia criar uma alternativa às festas habituais da região nesta época. Assim sendo e a 13 de Agosto de 2005, sob a equipe constituída por mim, o Aníbal, o Paulo, a Ana Sofia e o Carolo, surgiu o Assalto ao Castelo 05, uma festa dentro das muralhas do castelo de Penedono, com um DJ que nas duas primeiras edições foi o meu amigo o Filipe Taipa, DJ Piercing, do Porto, e que contou com presenças entre o público como os Da Weasel... bem, o que é certo é que conseguimos juntar na primeira edição perto de 300 pessoas e no segundo ano já ultrapassámos as 400 de longe... Tendo em conta que com um orçamento feito por cinco jovens, sem grande capacidade de investimento e algum receio pelos riscos... é certo que sem grandes lucros e muito trabalho... a verdade é que valeu sempre a pena por causa do convívio e dos inúmeros amigos que já começavam a incluir o Assalto no programa das suas férias, vindos de todo o país e alguns mesmo do estrangeiro, marcando as férias para este período, foi com grande desgosto que este ano tivemos que lhes informar que não haveria mais uma edição... O grupo de alguma forma tinha-se separado...por razões algumas pessoais mas na maior parte por questões profissionais e consequente falta de tempo... o que é certo é que ficou cancelada esta edição.

Em Julho um dos nossos activos ajudantes, o Paixão, veio falar com os membros e perguntar se não nos importaríamos que organizasse ele a edição deste ano ao que todos foram receptivos e prontificaram a dar total apoio. Assim sendo este ano haverá a terceira edição da já famosa festa e que eu não poderia deixar de publicitar aqui. Espero que o espírito de amizade e ambição pelo rejuvenescimento das actividades da região perpetue por muitos anos através desta festa e pelos anos que ainda virão. Boa sorte à organização.

mais informações sobre esta edição em http://www.penedono.eu/

segunda-feira, agosto 06, 2007

Post Feminino

De facto estamos num período de festejos no feminino.


No final do mês de Julho a Kimie Kon veio a concretizar a proeza de conseguir encadear um 8a, sendo assim a segunda mulher portuguesa a consegui-lo.

Esta foto é simplesmente fantástica. Peço desculpa ao autor, que pelos vistos é o Jandiro, pelo plágio mas achei que era a melhor para reportar esta proeza. Parabéns Kimie, incrivel!

Foi também no final do mês de Julho que conseguimos captar mais uma promissora escaladora, a Martinha que em apenas 7 dias já conseguiu encadear um V a abrir (isto graças às fantásticas lições de dois mestres dedicados a quem eu sou igualmente agradecida, o Márcio e o Jedi Magno).

Hoje é a vez de dar os parabéns a uma das grandes promessas da escalada nacional, a artista Natália. Ela faz hoje anos (não vou dizer quantos pois ela sempre me escondeu tal dado... creio que deve ser mais ou menos da mesma altura da Lili mas é como o Karl Lagerfeld "jamais dire son âge"). Parabéns miúda e amiga. Muitos anos de cordadas e que possas partilhá-los também comigo.

HÁ FESTA HÁ FESTA, NA MINHA ALDEIA LÁLÁLÁLÁ

Hoje recebi este convite que eu passo a reencaminhar para todos os leitores:

"caro/a amiga

Agosto que é Agosto mete sardinhas, febras mal assadas, vinho tinto do pior que se encontra no mercado, mini sagres quentes, finos, tambores, concertinas, bailaricos onde há mais mulheres a dançar com mulheres do que com homens (saudávelmente encostados ao bar a ver as moçoilas a dançar e a beberem como se o amanha fosse uma miragem), bebedos que mostram aos meninos da break dance a arte de bem "desarticular" as articulações sem ir ao chão, emigrantes no último grito da moda (quem disse que um fato-treino nike, aberto até ao umbigo não é fashion?ah?)... enfim, não há como uma boa festa de verão, nem Agosto é Agosto sem elas, e são sem dúvida aquelas em nos divertimos mais.
Para esta em particular ESTÃO TODOS (AS) CONVIDADOS (AS)!

pedro baldaia rodrigues, vosso anfitrião hasta siempre!

VISITA O SITE:
www.granjapenedono.home.sapo.pt ou www.adcgranja.pt.vu "


A festa não é na minha aldeia mas é perto e recomendo vivamente... pelo menos consta que as bebidas são a preços do século passado...